sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Aula

Conteúdo: Sistema de Medidas

Tema: Grandezas e Medidas

Ano/Série: 6º ano/5ª série

Habilidade:
Conhecer as principais características do sistema métrico decimal: unidades de medida (comprimento, massa, capacidade) e transformações de unidades

Competência:
Grupo I – Observar, identificar, descrever, localizar, diferenciar ou discriminar, constatar, reconhecer, indicar, apontar

Procedimento:
  • Introdução do sistema métrico decimal através da leitura do texto “História das Medidas“.
  • Apresentação do vídeo “O Sistema Métrico Decimal”;
  • Mostrar aos alunos outras unidades de medida de comprimento como polegada, jarda, milha e o pé, usadas em outros países;
  • Medir objetos dentro da escola para classificar as unidades de medidas;
  • Fazer as transformações das unidades de medidas de comprimento.


Recursos:
Trena, régua, fita métrica, cartolina com figuras sobre diferentes unidades de medidas.

Avaliação:
Os alunos deverão ser avaliados com atividades realizadas durante as aulas, lições para casa e resenhas sobre o que aprenderam sobre sistema métrico decimal.



Texto:

História das Medidas

Quando tudo começou...
A palavra Geometria vem do grego “medir a terra”, que trazia com isto a necessidade de medir as terras para uma melhor arrecadação de impostos.
Antigas civilizações, como a egípcia e a babilônica, estudavam astrologia baseadas nos conhecimentos da Geometria...
Por volta de 3500 a.C com a construção dos primeiros templos na Mesopotâmia e no Egito, era preciso uma unidade de medida mais precisa...
... então, esses povos criaram as primeiras réguas de madeira e metal baseadas nas longitudes do corpo do rei, o qual normalmente era adotado como padrão de medida.
Há 2000 anos a.C, um egípcio chamado AHMES ao calcular a área de um círculo acabou descobrindo o número 3,14 ao qual hoje damos o nome de PI...
... esse nome foi tirado da primeira sílaba da palavra grega “PERIPHERIA” significando circunferência.
Por volta de 500 a.C começaram a surgir as primeiras universidades na Grécia, assim como o compasso surge para substituir as cordas e estacas como formas de medição.
A obra “Elementos”, do grego Euclides, é um marco, na qual a Geometria é desenvolvida de modo bastante elaborado.
É na Geometria grega que nasce o Desenho Geométrico, sendo estes desenhos e suas fórmulas usados em obras de engenharia...
Fim.


Vídeo:

O Sistema Métrico Decimal




Questão 04

Um mecânico de uma equipe de corrida necessita que as seguintes medidas realizadas em um carro sejam obtidas em metros:

a) distância a entre os eixos dianteiro e traseiro.

b) altura b entre o solo e o encosto do piloto.




Ao optar pelas medidas a e b em metros, obtêm-se, respectivamente,

a) 0,23 e 0,16

b) 2,3 e 1,6

c) 23 e 16

d) 230 e 160

e) 2300 e 1600

Nenhum comentário:

Postar um comentário